O que são butiques financeiras e como funcionam?

//O que são butiques financeiras e como funcionam?
O Que São Butiques Financeiras E Como Funcionam?
O que são butiques financeiras e como funcionam?

Butiques de investimentos, Butiques de fusões e aquisições e Butique de câmbio. O que são estas empresas? A grande diferença de uma loja para uma butique são os produtos e serviços que ela oferece. Em um cenário de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas, o grande foco e objetivo de uma Butique é a busca de excelência dentro do seu nicho de mercado, saindo do conceito “mais do mesmo” e atendendo – de forma exclusiva, diferenciada e personalizada – às necessidades de seus clientes.

Devido diversos fatores, empresários, economistas e banqueiros brasileiros decidiram, nos últimos anos, trilhar esse caminho e concorrer com seus antigos empregadores num mercado dominado por gigantes. Com muito trabalho e comprovação da eficácia das assessorias e consultorias financeiras independentes, criadas por esses executivos, ganharam terreno no mercado brasileiro.

As boutiques conseguem ganhar espaço à medida que o volume de operações de fusões e aquisições aumentam no Brasil: em uma década a quantidade de transações foi multiplicada enormemente, saindo de 85, em 2003, para 597, em 2016. Segundo a revista Exame, um levantamento feito pelo banco de investimento americano Greenhill mostrou que as butiques de investimentos, como são chamadas as assessorias, responderam por 15% das 20 maiores transações de fusões e aquisições realizadas no Brasil no ano de 2013, quando este modelo de negócio ainda era novidade.

Em um formato simples, de perguntas e respostas, a FFX explica e desmistifica:

1) De onde vêm os clientes?

Empresas no formato de butique são, normalmente, mais discretas, em termos de mídia e marketing, que grandes corporações. A maioria dos clientes vêm do próprio networking dos sócios e são, quase que na totalidade, baseado na confiança e credibilidade. Essas empresas preferem ter poucos e bons clientes a ter um portfólio grande. Isto permite uma interação muito mais pessoal, com soluções customizadas, saindo do padrão de mercado das grandes instituições. Muitos de nossos clientes vêm de um ciclo exaustivo, longo e sem soluções completas de seus bancos. 

2) Qual a diferença entre uma boutique e uma instituição financeira tradicional?

Por ter um tratamento personalizado, as vantagens são inúmeras:

  • Busca da alternativa mais adequada;
  • Menor custo por estudar as particularidades e detalhes da operação;
  • Maior agilidade;
  • Menor burocracia;
  • Menos trabalho pois, normalmente, as empresas têm toda uma equipe de suporte para ajudar com a documentação, logística de cartórios, entrega de documentos, etc.

3) Como saber se posso confiar?

Atualmente, é fácil verificar a credibilidade de uma empresa e de seus representantes.

Com uma pesquisa de Linkedin, por exemplo, é possível conhecer o background dos sócios e sua rede de contatos. Utilizar um relacionamento em comum, para fazer uma validação, também é uma boa forma de confirmar a credibilidade da empresa.

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